ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico
As principais atividades incluem suporte na análise de projeto básico, elaboração de anexos técnicos de editais de leilões de transmissão da ANEEL, participação em reuniões com agentes transmissores, apoio à análise de solicitações do MME, ANEEL ou EPE. Além disso, o papel envolve a participação em estudos demandados por outras áreas do ONS, com foco em equipamentos, e apoio nas atividades relacionadas à Base de Dados de Instalações de Transmissão (BDIT), bem como à avaliação das características das instalações como efetivamente implantadas em campo (Como-Construído).
Formação Acadêmica
Superior Completo em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência
Pós-graduação ou Mestrado (desejável) Engenharia de Sistemas de Potência
Responsabilidade do Cargo
- Analisar e verificar a conformidade das instalações de transmissão com base nas informações fornecidas pelos agentes no Projeto Básico dos empreendimentos.
- Elaborar pareceres técnicos de conformidade de projetos básicos, assegurando que atendam aos requisitos normativos e regulatórios.
- Realizar simulações computacionais para investigar fenômenos relacionados ao desempenho estático e transitório dos equipamentos das instalações.
- Participar da elaboração de documentos técnicos, incluindo cartas aos agentes, atas de reuniões e notas técnicas.
- Analisar os dados das instalações, como efetivamente implantadas em campo, encaminhados à BDIT pelos agentes, focando nos aspectos de engenharia e de especificação de equipamentos. Isso inclui criticar, consolidar as informações disponíveis e interagir com as transmissoras para assegurar a integração adequada das novas instalações.
- Realizar estudos de regime permanente, curto-circuito, transitórios eletromecânicos e eletromagnéticos para definir ou revisar as condições de manobra dos equipamentos do sistema. Esses estudos também servem de base para verificação e especificação de equipamentos no âmbito do Projeto Básico.
- Apoiar o atendimento às demandas de órgãos externos (MME, ANEEL, CCEE, EPE) e dos demais Agentes do Setor, por meio da elaboração e encaminhamento de estudos e/ou relatórios específicos e respostas a ofícios e/ou cartas.
1º conhecimento
Engenharia de Sistemas Elétricos de Potência
Modelagem de equipamentos de transmissão para realização de estudos elétricos em sistemas de potência
Estudos de fluxo de potência, curto-circuito, estabilidade eletromecânica e transitórios eletromagnéticos
Conhecimento relacionados a estudos de transitórios eletromagnéticos, com uso do programa ATP, para avaliação de fenômenos associados a energização de linhas e transformadores, rejeição de carga, religamento monopolar e tripolar, coordenação de isolamento, TRT entre outros
Conhecimento em ferramentas do pacote CEPEL (ANAREDE, ANAFAS e ANATEM)
Conhecimento em pacote Office (Word, Excel e PowerPoint)
Procedimentos de Rede de ONS – Submódulos 2.3, 2.6, 2.10 e 7.3
2º conhecimento
Desejáveis
Conhecimento em linguagens de programação (tais como Python, R, C)
Conhecimento em PSCAD
Regulamentação básica do Setor Elétrico – Leilões de transmissão, autorização de reforços e melhorias, integração das instalações, acesso ao sistema de transmissão, dentre outras.
Experiência em especificação/projeto de equipamentos de alta tensão (transformadores de potência, reatores, disjuntores, chaves seccionadoras, para-raios etc.)
Características Comportamentais
- Colaboração
- Foco nos Resultados
- Inspira Confiança
- Inovação
- Orientação para a Ação
- Resiliência
requisicaoEdit.SCREENQUESTION.label
Tem CNH